Exercício "A Terra Treme"
Publicada em 13/11/2023
​A ANSR associa-se à 11.ª edição de “A TERRA TREME”, um exercício nacional de sensibilização para o risco sísmico promovido anualmente pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em colaboração com diversas entidades públicas e privadas. Este ano, esta iniciativa terá lugar no dia 14 de novembro, às 11h14.
O objetivo principal do exercício A TERRA TREME é sensibilizar os cidadãos para o facto de viverem numa sociedade de risco, desafiando-os a envolverem-se no processo de construção de comunidades mais seguras e resilientes a catástrofes naturais.
O exercício compreende a prática de três gestos simples que podem fazer a diferença a quem os praticar perante a ocorrência de um sismo. A ação desenrola-se durante 1 minuto, no qual os participantes, individual ou coletivamente (famílias, escolas, empresas, instituições publicas, privadas ou associativas), executam os três gestos de autoproteção: Baixar – Proteger – Aguardar.
No site A TERRA TREME poderá consultar vários recursos relacionados com esta iniciativa.