ANSR na 5ª edição do Portugal Mobi Summit 2022

​De 28 a 30 de setembro está a decorrer a 5ª edição do Portugal Mobi Summit 2022, subordinada ao tema “A mobilidade como motor do desenvolvimento”.

O Presidente da ANSR, Rui Ribeiro, integra o painel de oradores da Cimeira e participou ontem, dia 29, no painel “A segurança num novo ecossistema de mobilidade”, ao lado de Manuel Melo Ramos, COO da Brisa Autoestradas de Portugal e de Marcelo Sousa, Diretor de Business Performance & Intelligence da Fidelidade, numa conversa moderada por Pedro Cruz, da TSF.

No debate sobre a segurança num novo sistema de mobilidade, mereceu consenso que os novos meios de mobilidade suave trazem novos desafios rodoviários e que o objetivo Zero Mortes na estrada deve contar com o envolvimento de toda a sociedade.  

Perante o “boom” de utilização de meios de transportes suaves nas cidades, como as trotinetes, Rui Ribeiro referiu que os problemas devem ser bem geridos, mas que para isso importa estudar mais, recolher mais dados sobre o que motiva esses acidentes. Acrescentou ainda que a ANSR está a iniciar este trabalho e que servirá de base a campanhas de sensibilização direcionadas a quem motiva e a quem é vítima desta tipologia de acidentes.

Rui Ribeiro considerou a meta das Zero Mortes ambiciosa, mas possível, desde que haja uma atuação concertada entre a melhoria nas infraestruturas, a automação dos veículos e a mudança de comportamentos na estrada. E acredita que a resposta mais efetiva passa pela reeducação, mas acima de tudo por uma maior tolerância na estrada. Paralelamente, disse que “deve haver um maior compromisso político em tornar a segurança rodoviária uma prioridade para o país”.

Numa nota final, Rui Ribeiro realçou a necessidade das pessoas ganharam consciência de que não são imunes aos acidentes. Na realidade ”só damos conta da realidade da segurança quando existe uma acidente que envolve a nossa  família ou pessoas mais próximas (…) e isso tem de mudar”.

Assista ao debate aqui.